O preservativo masculino ou camisinha é um invólucro estreito de borracha fina que o homem usa em seu pênis durante a relação sexual. Como o esperma do homem fica retido no saco, o esperma não entra no corpo da mulher.
O preservativo oferece boa proteção contra a gravidez. Torna-se mais eficaz quando usado em conjunto com espermicida e lubrificante à base de água.
Os preservativos não têm efeitos secundários.
Os preservativos são a melhor forma de protecção contra o HIV e outras doenças sexualmente transmissíveis. Podem ser usados isoladamente ou em conjunto com qualquer outro método de planejamento familiar. Os preservativos podem ser comprados em farmácias ou lojas, e, muitas vezes, são distribuídos em centros de saúde através de programas de prevenção contra a AIDS.
O preservativo deve ser colocado no pênis quando este estiver ereto e antes que toque os genitais da mulher. Se o pênis tocar nos genitais da mulher ou penetrar a vagina antes de estar coberto com o preservativo, a mulher pode engravidar ou contrair uma infeção, mesmo que o homem ainda não tenha ejaculado (liberado esperma).
Se o preservativo se romper ou sair do pênis, a mulher deve aplicar espermicida na vagina imediatamente. Se possível, use outro método de planejamento familiar de emergência.
Lembre-se:
Use um preservativo sempre que tiver relação sexual.
A mulher que usa um outro método contraceptivo, deve usar o preservativo se precisar de proteção contra doenças sexualmente transmissíveis (DST's).
Se possível, use sempre preservativos de látex. Estes dão a melhor proteção contra o HIV. Os preservativos feitos de pele de carneiro (cordeiro) podem não proteger contra o HIV.
Guarde os preservativos novos em lugar fresco e seco, longe da luz solar. Preservativos de embalagens antigas ou danificadas têm probabilidade de se romper mais facilmente.
Use o preservativo uma única vez. Os preservativos que já tenham sido usados podem se romper mais facilmente.
Mantenha os preservativos à mão. É menos provável usá-los se tiver de interromper o que está fazendo com o seu parceiro para procurá-lo.
A princípio, muitos casais não gostam de usar preservativos. Mas, uma vez habituados ao seu uso, podem vir a reconhecer que eles têm outros benefícios além da proteção contra gestações indesejadas e infecções sexuais, incluindo o HIV. Por exemplo, os preservativos ajudam alguns homens a prolongar o ato sexual, ejaculando mais tarde.
Tenha cuidado para não rasgar o preservativo quando abrir a embalagem. Não utilize o preservativo se a embalagem estiver danificada ou ressecada, ou se o preservativo estiver rígido ou pegajoso. O preservativo não vai funcionar. Não desenrole o preservativo antes de o colocar no pênis.
Sources
Burns, A. A., Niemann, S., Lovich, R., Maxwell, J., & Shapiro, K. (2014). Where women have no doctor: A health guide for women. Hesperian Foundation.