Porque devo ter especial cuidado comigo depois de um suicídio

From Audiopedia
Revision as of 14:14, 18 July 2023 by Marcelheyne (talk | contribs) (XML import)
(diff) ← Older revision | Latest revision (diff) | Newer revision → (diff)
Jump to: navigation, search

A intensa dor emocional e tormento que sente depois de perder um ente querido pode fazer com que seja muito difícil enfrentar o dia-a-dia. É muito difícil superar um suicídio. A cura pode ser um processo lento. Não tente apressá-lo, mas seja paciente e gentil consigo própria.

Se estiver a ter dificuldades em concentrar-se, ficar esquecida ou não se conseguir focar em algo; por favor saiba que está a passar por emoções muito normais e stressantes e que não deve puxar demais por si mesma. Tente obter ajuda nas tarefas diárias. As mais pequenas tarefas podem parecer-lhe gigantescas, por isso peça ajuda quando precisar. Se trabalha, tire o máximo de tempo livre que puder.

Certifique-se que come de forma saudável e que faz exercício. Fazer isso vai ajudá-la imenso.

Praticar algumas formas de relaxamento também pode ajudar muito. Faça coisas que sabe que a vão relaxar. Tome um banho. Vá dar um passeio. Ouça música agradável. Leia um livro de desenhos animados ou veja na televisão.

Sempre que puder, faça coisas que lhe dão prazer. Permita a si mesma voltar a gozar a vida. Nunca se sinta culpada ou mal se se aperceber que está a sorrir, a divertir-se ou simplesmente a apreciar a vida depois da sua perda. Não é uma traição à memória do seu ente querido começar o processo de cura.

Sources
  • Felicitas Heyne, Psychologist
  • Audiopedia ID: pt020921