Quando as meninas atingem a puberdade, enfrentam muitos desafios e dificuldades, especialmente quando se trata de países em desenvolvimento.
Elas são muitas vezes retiradas da escola e obrigadas a se dedicar às tarefas domésticas. Não é dada a elas opção, a não ser esquecer todas as outras habilidades ou ambições.
Muitas vezes, elas não têm mais permissão para socializar fora de suas casas.
Às vezes, não é permitido sair sequer de casa.
Por vezes são forçadas a casar cedo.
Elas não são aconselhadas ou ensinadas corretamente sobre sexo antes do casamento e, muitas vezes, há quem se aproveite delas. Essas meninas, então, ficam grávidas muito jovens e depois enfrentam cochichos e intimidação por parte de colegas e da sociedade em geral quando a gravidez é descoberta.
Muitas meninas e mulheres jovens sentem-se muito infelizes, enfrentam pressões implacáveis (seja de seu grupo de amigos, família, mídias sociais ou dos filmes) para ter certa aparência ou agir de determinada maneira (de acordo com o conceito de beleza ideal). Sentem-se feias e não dignas de serem amadas e desejadas. Este sentimento pode levar ao autoflagelamento, como cortes ou uso de drogas.