Por que devo falar com alguém quando penso em suicídio
As pessoas que estão pensando em suicídio, especialmente as mulheres, sentem-se sozinhas, isoladas, deprimidas e sem esperança. Elas não têm vontade de falar com ninguém, provavelmente porque acham que ninguém pode ajudar. Também pode ser porque têm vergonha de falar sobre o que sentem.
Porém, falar com alguém e descrever como se sente irá ajudá-la muito. Você deve procurar uma pessoa em quem confia para conversar (entre amigos, família, vizinhos ou colegas) ou talvez haja um assistente social ou líder religioso na sua comunidade a quem possa pedir ajuda. Você também poderá encontrar outras mulheres que estão enfrentando os mesmos problemas e que estão dispostas a ouvir e partilhar os seus pensamentos com você.
Para algumas mulheres, é mais fácil falar com alguém que não conhecem e não sabem sobre os seus problemas (elas se sentem menos envergonhadas e acham que obterão uma resposta mais neutra ou conselhos objetivos). Em muitos países e em muitas regiões, existe uma linha de apoio para prevenção ao suicídio que pode ser acessada por telefone ou chat via internet na qual você pode obter ajuda anônima e confidencialmente. Não tem de pagar por estes serviços, nem precisa dizer seu nome. Essas linhas de apoio não são políticas e sectárias e as pessoas que trabalham lá não tentarão impor crenças ou convicções. Elas estão lá apenas para ouvir você.
Procure uma linha de apoio no seu país aqui: http://www.befrienders.org/
Falar com alguém ajudará você a entender e identificar melhor as causas dos seus problemas, mas também a encontrar possíveis soluções.
Só de conversar com alguém que se preocupa pode realmente fazer a diferença. Só de estar perto de amigos ou de um membro da família cuja companhia você aprecie pode fazer uma enorme diferença. Falar com alguém sobre como se sente e porquê, liberta uma enorme pressão e pode ajudar você a recuperar seu equilíbrio interior.