Por que deveria procurar apoio se pensar em suicídio

From Audiopedia
Jump to: navigation, search

O apoio social forte e as fortes relações pessoais são fatores de proteção muito importantes para a nossa saúde mental. Aqueles que são suicidas muitas vezes se sentem sozinhos. Você pode ter um parceiro, uma família e um monte de amigos, mas ainda se sentir sozinho. Ter pessoas ao nosso redor não significa que você está conectado a eles. Se você está tendo pensamentos suicidas pode achar que ninguém vai entender ou ajudá-la. Mas você está completamente errada.

Reunir-se com outras pessoas pode dar mais energia e ajudar você a lidar melhor com seus problemas diários. O mundo é pequeno. Ao dividirmos nossas aflições, muitas vezes podemos perceber que muitos sofrem com os mesmos tipos de problemas. Isso ajuda a diminuir a sua carga e também ajuda a identificar as causas dos problemas.

Além disso, é mais fácil encontrar soluções para os problemas discutindo em um grupo ou com outras mulheres. Uma das outras mulheres pode ter uma ideia de como mudar sua situação que você não pensou antes - e vice-versa.

Às vezes, as mulheres escondem seus sentimentos (ou nem sequer percebem que os tem), possivelmente porque algumas pensam ou aprendem que certos sentimentos são ruins, perigosos ou vergonhosos. Ouvir outras falarem sobre esses sentimentos pode ajudar uma mulher a enxergar seus próprios sentimentos. Outras mulheres podem ajudá-la a pensar sobre um problema, de modo que você não vai agir por impulso, sem pensar. Isso é chamado de apoio emocional e é especialmente importante se você tiver tendências suicidas.


Sources
  • Felicitas Heyne, Psychologist
  • Audiopedia ID: pt020914