O que posso fazer quando alguém que eu conheço tem tendências suicidas

From Audiopedia
Jump to: navigation, search

Sempre leve os comentários suicidas muito a sério. Quando uma pessoa diz que ele ou ela está pensando em suicídio, considere que está exibindo sinais de um suicídio iminente. Obtenha ajuda profissional imediatamente.

Se alguém lhe disser que você precisa manter as intenções suicidas dele/dela em segredo, nunca concorde. Sob nenhuma circunstância você deve manter um segredo que pode causar a morte de alguém. Você seria responsável por deixar a pessoa morrer se mantiver as intenções em segredo, algo que pode assombrá-lo para o resto de sua vida. Em vez disso, você deve tomar as medidas necessárias para evitar um suicídio.

  • Tente não mostrar que está chocado. A pessoa já está altamente angustiada, e se você estiver visivelmente chocado/a com o que ela/ele disser, ela/ele vai sficar ainda mais estressada/o ​​e tensa/o. Fique calmo/a.
  • Ouça com atenção a tudo o que a pessoa tem a dizer. Deixe a pessoa falar o quanto ele ou ela quiser. Ouça com atenção tentando ser o mais favorável possível, e procure descobrir o máximo possível sobre o que está causando os sentimentos suicidas.
  • Conforte a pessoa com palavras de encorajamento. Use o bom senso para oferecer palavras de apoio. Seja o mais gentil e carinhoso/a possível.
  • Faça com que a pessoa saiba que você está profundamente preocupado/a. Diga à pessoa que você está preocupado/a e mostre-lho.
  • Não julgue. Não invalide tudo o que a pessoa diz ou sente. Ofereça apoio e carinho, não julgamento, mas procure ajuda imediatamente. A ajuda pode estar no auxílio de membros da família ou amigos (se eles não desempenharem um papel na causa das intenções suicidas) ou num trabalhador da emergência médica ou terapeuta também seria útil.
  • Se a pessoa está em um alto risco de suicídio, não deixe ele ou ela sozinho, nem mesmo por um segundo.
  • Depois que a pessoa recebe ajuda e não é mais criticamente suicida, ajude-a a fazer uma consulta com um profissional de saúde e / ou um terapeuta. Sentimentos suicidas precisam ser tratados a um nível profissional. Apenas profissionais treinados devem assumir o cuidado com a pessoa que apresenta tendências suicidas.


Sources
  • Felicitas Heyne, Psychologist
  • Audiopedia ID: pt020916