Depois de uma pessoa sofreu um trauma, pode ter diferentes reações, tais como:
Reviver o trauma. Enquanto está acordada, pode lembrar constantemente das coisas terríveis que aconteceram. Durante à noite, talvez sonhe com os acontecimentos, ou talvez não consiga dormir pensando neles.
Sentir-se atordoado ou ter emoções menos intensas do que antes. Ela pode evitar as pessoas ou lugares que lembram do trauma.
Tornar-se muito cautelosa. Se ela está sempre atenta para perigos, pode ter dificuldade para relaxar e dormir. Ela pode se sobressaltar quando surpreendida.
Sentir-se muito irritada ou envergonhada pelo que aconteceu. Se a pessoa sobreviveu a um trauma, em que outros morreram ou ficaram gravemente feridos, talvez ela se sinta culpada pelo que os outros sofreram.
Sentir-se isolada e distante dos outros.
Ter explosões súbitas ou violentas ou comportamentos estranhos, durante o qual não sabe onde está.
Pessoas que sofrem de reações ao trauma, também podem se sentir ansiosas e deprimidas, e abusarem do álcool e de drogas.
Muitos destes sinais são reações normais a uma situação difícil. Por exemplo, é normal sentir raiva de algo terrível que aconteceu, ou tomar precauções se a situação ainda é perigoso. No entanto, se os sinais são tão graves que a pessoa não pode realizar suas atividades diárias, ou começa vários meses após o trauma ter ocorrido, é possível que a pessoa esteja sofrendo de um problema de saúde mental.
Sources
Burns, A. A., Niemann, S., Lovich, R., Maxwell, J., & Shapiro, K. (2014). Where women have no doctor: A health guide for women. Hesperian Foundation.