O que devo saber sobre estupro por um estranho

From Audiopedia
Jump to: navigation, search

Este é o tipo de agressão sexual que a maioria das pessoas pensa quando ouvem a palavra "estupro". Uma mulher pode ser agarrada na rua, ou atacada em sua casa. Este tipo de estupro é muito assustador, mas é muito menos comum do que o estupro por alguém que a mulher conhece.

Estupro coletivo Uma mulher pode ser violada por mais de um homem. Às vezes, um homem começa a estuprar uma mulher e outros homens veem e se juntam a ele. Ou, às vezes homens jovens e adolescentes se reúnem para estuprar uma mulher para provar sua "masculinidade".

Estupro em prisão Muitas mulheres são estupradas por policiais ou guardas de prisão depois de terem sido presas. Além disso, o estupro é comum entre os presos do sexo masculino, como forma de estabelecer quem tem mais poder.

Guerra Soldados ou combatentes frequentemente usam o estupro para aterrorizar mulheres e sua comunidade, e fazer com que as pessoas se sintam envergonhadas. Soldados podem estuprar coletivamente mulheres e meninas na frente de suas famílias para mostrar o poder do inimigo. As mulheres podem ser mantidas em campos, e forçadas à prostituição ou escravidão sexual, a fim de permanecerem vivas, de manter a segurança de seus filhos, ou de obter alimentos. O estupro é uma forma de tortura quando usado na guerra.

IMPORTANTE: aqueles que sobrevivem ao estupro em guerra necessitam de cuidados especiais. Eles podem precisar de cirurgia devido a graves danos em seus órgãos genitais. Se uma mulher fica grávida, ela e seu filho podem sofrer com a lembrança de que ela foi estuprada por um inimigo.


Sources
  • Burns, A. A., Niemann, S., Lovich, R., Maxwell, J., & Shapiro, K. (2014). Where women have no doctor: A health guide for women. Hesperian Foundation.
  • Audiopedia ID: pt020306