O que devo saber sobre espermicidas creme espuma gel membrana cones ou comprimidos vaginais
O espermicida pode ser apresentado sob a forma de creme, espuma, gel, membrana, cones ou comprimidos vaginais, e é colocado na vagina imediatamente antes da relação sexual. O espermicida diminui ou elimina a capacidade de fecundação dos espermatozoides do homem antes que cheguem ao útero.
Se utilizado isoladamente, o espermicida é menos eficaz que outros métodos. Porém, é útil quando utilizado como proteção adicional em conjunto com outros métodos, tais como o preservativo e o diafragma.
Os espermicidas podem ser comprados em muitas lojas e farmácias. Algumas mulheres relatam que alguns tipos de espermicidas causam comichão ou irritação na vagina.
Os espermicidas não oferecem proteção contra nenhuma doença sexualmente transmissível (DSTs). Como, por vezes, irritam as paredes vaginais, originando pequenas feridas, podem favorecer o contágio por HIV.
Quando aplicar espermicida:
Supositórios ou comprimidos devem ser colocados na vagina entre 10 a 15 minutos antes da relação sexual. A espuma, o gel e o creme são mais eficazes se colocados na vagina imediatamente antes da relação sexual.
Se passar mais de 1 hora antes da relação sexual, adicione mais espermicida. Adicione um novo supositório ou um aplicador preenchido com espuma, gel ou creme, cada vez que tiver relações sexuais.