Proteja-se contra o HIV e outras infecções sexualmente transmissíveis: colocar um preservativo de látex antes que os genitais do seu parceiro toquem nos seus.
Sexo sempre carrega alguns riscos, mas há maneiras de torná-lo "mais seguro". Nós usamos o termo 'sexo seguro' para fazer lembrar as pessoas de que "menor risco", que não é o mesmo como algo "sem risco". Mas o 'sexo seguro' pode salvar sua vida.
Toda mulher precisa decidir o quanto de risco você está disposto a correr, e o que podes fazer para se proteger melhor. A seguir estão algumas formas para que as mulheres possam reduzir os riscos do sexo:
Práticas muito seguras:
Evite fazer sexo. Se você não tem sexo, você não será exposta a infecções sexualmente transmissíveis. Algumas mulheres preferem esta opção, especialmente durante a juventude. Mas para a maioria das mulheres, esta opção não é possível nem desejável.
Ter apenas com um parceiro que lhe é fiel. Você precisa saber com certeza que a outra pessoa só tem sexo com você e mais ninguém, e que nenhum de vocês apanhou uma infecção com um parceiro anterior. Você só pode saber através de um exame de infecções sexuais.
Ter relações sexuais, tocando os órgãos genitais com as mãos (masturbação mútua).
Use de preservativos para o sexo oral. Uma barreira de látex ou de plástico previne a infecção de herpes ou gonorreia na garganta. Também ajuda a não ser infectado com HIV caso tenha um pequeno corte na boca (embora o risco de que isso aconteça seja muito pequeno).
Práticas seguras:
Use sempre preservativos de latex - quer para homem, quer para mulher - sempre que praticar seco vaginal, oral ou anal.
Ter relações sexuais de forma a evitar os fluidos do corpo de seu parceiro entrem na sua vagina ou ânus. A transmissão do HIV é muito menos provável que o sexo é realizado usando apenas as mãos ou boca. Se você receber o sémen na boca, deve cuspi-lo imediatamente (ou, pelo menos, engoli-lo).
Outras maneiras de reduzir o risco:
Faça com que o homem remova o pénis dele antes que ele se venha (ejacule). Se ele tem a infecção, ou HIV de outra forma, você ainda pode pegá-lo e também é possível engravidar. No entanto, o risco será muito menor, já que haverá menos sémen em seu corpo.
Usar um diafragma pode diminuir os riscos.
Evite fazer sexo seco. Quando a vagina (ou ânus) está seca, rasga com mais facilidade, o que aumenta a probabilidade de infecção. Use saliva (cuspe), espermicida ou lubrificante para umidecer a vagina e torná-la escorregadia. Não use óleos, loções ou vaselina com preservativos porque eles podem fazer o preservativo romper.
Obtenha tratamento para qualquer doença sexualmente transmissível que você possa ter. Ter uma DST faz com que seja mais fácil contrair HIV ou outras DSTs.
Sources
Burns, A. A., Niemann, S., Lovich, R., Maxwell, J., & Shapiro, K. (2014). Where women have no doctor: A health guide for women. Hesperian Foundation.